9 de mar. de 2011

Generalidades - Preconceito no Carnaval

Parece uma contradição falar de preconceito no período do Carnaval, ainda mais no Brasil. Mas duas capas de revistas nas bancas durante o Carnaval 2011 chamam atenção com abordagens sobre o PRECONCEITO como tema de partida para debater dois assuntos que deveriam estar resolvidos tendo por base nossa carta máxima a Constituição, mas que no dia a dia não se aplica e ainda precisa de mais força e leis apropriadas.



A discussão é sobre os negros e os gays (LGBT) que são colocados em duas versões onde os jornalistas foram buscar as razões e os porquês de um silencioso tratamento que coloca o racismo e a homofobia em questões nem sempre medidas com a “precisão” necessária.

E é interessante que tanto a Época quanto a Carta Capital foram colocar o Carnaval como cenário do “lado bom”. No Carnaval os negros são reis, rainhas, princesas e príncipes cortejados por todas as mídias. E com os gays também acontece a mesma coisa, mais fotos e cliques de drags, homens sarados sem camisas, beijos lésbicos e muita fantasia chamam a atenção de jornalistas do mundo todo.

Os gays de outros países atravessam os Oceanos para chegar a Salvador, Rio, Floripa, Recife atrás desta energia que só o Brasil apresenta no seu Carnaval com ar “gay friendly”. E com os negros é a mesma coisa, grupos de afro-descendentes vêm ao Brasil atrás desta energia incrível que vem dos grupos negros no Brasil, com sua música, seus cabelos, sua beleza que invade as páginas de jornal, revista, TV, site, blog. É a invasão dos negros no melhor conceito cultural possível.

Mas como está na matéria da Carta Capital a cada três pessoas assassinadas no Brasil duas são negras, e os LGBTs também estão numa lista enorme de assassinatos em todo o país. E os gays estão buscando leis que combatam a Homofobia da mesma maneira como foi feito com o Racismo contra negros e descendentes, que foi uma batalha jurídica muito longa.

Vários grupos LGBTs têm conseguido bons avanços, mas ainda depende de muita negociação e explicação do que se trata uma lei que projeta a comunidade LGBT definitivamente dos ataques quase corriqueiros ao longo do ano.

Seguem os links das revistas para que você possa entender mais sobre o tema e o que precisa e pode ser feito para proteger mais gays, negros, e todo ser humano!
Dar a todos os direitos que merecem baseados em leis.

Amor e Ódio aos Gays.
No Carnaval, o Brasil aceita, imita e consagra os homossexuais.
Por que no resto do ano há tanta violência contra eles?
Edição 668 - 04/03/2011.
Época


Tragédia sem fantasia.
O carnaval vai de novo celebrar a "união das raças", mas não se iluda: nunca foi tão profundo o fosso entre a segurança de brancos e negros. De cada 3 assassinados, 2 têm a pele preta.
Edição 636 março 2011.
Carta Capital

Nenhum comentário:

Postar um comentário