17 de jul. de 2011

Generalidades - Cuba oficializará 1º casamento entre gay e transexual

Havana, 16 jul (EFE).- Uma transexual e um homossexual cubanos vão se casar no dia 13 de agosto em Havana, na primeira oficialização destas características realizado na ilha e que além disso coincidirá com o 85º aniversário do ex-presidente Fidel Castro, confirmaram os noivos neste sábado à Agência Efe.
Wendy Iriepa, de 37 anos e submetida a uma cirurgia de mudança de sexo em 2007 na ilha, e Ignacio Estrada, de 31 anos e homossexual soropositivo, se casarão em cerimônia aberta que esperam marcar o país e que terá como madrinha à blogueira dissidente Yoani Sánchez.
'Nos conhecemos no dia 13 de maio deste ano e pensamos em nos casar três meses depois', disse à Agência Efe Estrada, que se considera homossexual, mas diz ter se apaixonado pela mulher que Wendy é.
O casal também decidiu casar-se na 'polêmica' data de 13 de agosto para coincidir com o aniversário de 85 anos de Fidel Castro e destacar o 'gigantesco' passo que significará sua união dentro da comunidade de Lésbicas, Gay, Bissexuais e Transexuais (LGBT) do país.
Estrada lembrou que há um ano Fidel Castro admitiu em entrevista a perseguição que pessoas homossexuais sofreram em Cuba no início da revolução, ao tempo que reconheceu sua responsabilidade por não emprestar 'suficiente atenção' ao feito que qualificou de 'grande injustiça'.
Ignacio admitiu que este casamento só pôde ser concretizado graças às cirurgias de mudança de sexo promovidas pelo Centro Nacional de Educação Sexual (Cenesex).
Essa instituição, dirigida por Mariela Castro, filha do presidente cubano, Raúl Castro, e sobrinha de Fidel, liderou nos últimos anos uma insistente campanha para sensibilizar nos planos políticos e da opinião pública sobre o respeito à diversidade sexual.
Entre suas conquistas está a legalização das operações de mudança de sexo por uma resolução do Governo em 2008. 

Fonte: Agência EFE

Nenhum comentário:

Postar um comentário